Miguel Magno

por Andréa Bassit

O Pregador de Peças é um livro sobre a vida e as histórias do ator e autor Miguel Magno, morto em São Paulo em 17 de agosto de 2009. Nascido no bairro do Bixiga, Miguel faz parte de uma safra de atores irreverentes e inovadores que surgiram no Rio e em São Paulo nos anos 1970 e 1980, e que foram precursores da linguagem posteriormente conhecida como besteirol. Quem Tem Medo de Itália Fausta? – espetáculo em que Magno dividiu o palco e a autoria do texto com Ricardo de Almeida – foi seu primeiro e grande sucesso de público e crítica, marcando o cenário teatral daquele período.


Ao longo de sua carreira bem-sucedida, Miguel se tornou uma referência em representação de papéis cômicos e femininos. Nas inúmeras peças em que atuou – dentre elas 5 X Comédia, Ópera Joyce e Porca Miséria –, esteve ao lado de Antonio Abujamra, Myrian Muniz, Alcides Nogueira, Marcio Aurelio, Gianni Ratto, Jandira Martini, Vera Holtz, Diogo Vilela, Zezé Polessa e tantos outros artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na televisão, ficou conhecido com as personagens Marvin Gaye, da novela Top Model; Dona Roma, de A Lua Me Disse; e a Dra. Perci, de Toma Lá, Dá Cá.


Formado em Letras pela USP, Miguel era uma figura inteligente, que guardava informações precisas em sua memória sobre diversos momentos do teatro nacional. Em 2006, a atriz e autora Andrea Bassitt gravou relatos de Miguel para escrever um texto de teatro em que comemoraria seus trinta anos de carreira, contando suas histórias e sua biografia diretamente ao público. Depois do seu falecimento, esse material foi, então, transformado em Miguel Magno, o Pregador de Peças, um livro elucidativo, corajoso, que permeia a história do teatro brasileiro e transita entre o humor, o drama, a poesia e a irreverência de Miguel Magno. Esse é mais um resgate cultural e uma homenagem que a Coleção Aplauso vem prestar aos personagens do teatro brasileiro.




Leia!

o livro na íntegra

clique

Baixe!

o livro nos formatos:

PDF

txt

  • Seja o primeiro a comentar esse livro!