A Cartomante

por Wagner de Assis

Já se disse que não se pode ter um bom filme sem um bom roteiro. Ele é a viga mestra de qualquer obra cinematográfica, um gênero literário ainda mal conhecido mas, sem dúvida, fascinante.


A Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado tem publicado vários roteiros de filmes brasileiros clássicos e recentes, mas sempre com algum diferencial, com um comentário do diretor, do autor. Ou então, apresentando diversas versões pela qual passa a obra em sua transformação até as telas. Sempre pensando na sua utilização por estudantes e professores.


Este A Cartomante não é uma mera transposição do filme de 2004, dirigido e roteirizado por Pablo Uranga e Wagner de Assis, que além de jornalista, já é conhecido na Coleção como autor das biografias de Reginaldo Faria, Ilka Soares e Renata Fronzi. Mais do que um roteiro, este livro, a partir do próprio conto original de Machado de Assis, traz toda a reflexão de um profissional diante da decisão de fazer um filme.


0 surgimento da idéia, o processo criativo, a viabilização e a realização do projeto. Wagner conta, num apaixonado depoimento, como o filme foi baseado livremente no conto homônimo, relacionando os dois textos. Descreve ainda como o projeto, iniciado em 1997, teve que sofrer alterações no roteiro e na ambientação e, mesmo assim, só foi realizado graças à participação de quase todo o elenco nos gastos de produção, num prazo máximo de quatro semanas de rodagem. É uma história fascinante, de luta, glória, desesperança, risos e lágrimas.


Mais um trabalho de resgate e preservação da nossa arte e cultura, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.




Leia!

o livro na íntegra

clique

Baixe!

o livro nos formatos:

PDF

txt

  • 06-11-11 - Daniel

    Muito Bacana!

  • 01-04-11 - Jurema

    estou assustada com a publicação do roteiro de um filme tão ruim.

  • 24-04-10 - Abel Sidney

    Estou surpreso e muito contente com esta série e com tudo o que a Imprensa Oficial de São Paulo tem realizado nos últimos tempos, sempre nos surpreendendo. Parabéns à toda equipe