Carmem Verônica

por Cláudio Fragata

Carmem Verônica não gosta de ser chamada de vedete. Mas foi como vedete estonteante de Carlos Machado, o rei da noite carioca dos anos 1950, que ela deu início à sua vitoriosa carreira. Em parte, Carmem tem razão. Ela foi muito mais do que um corpo escultural. Sempre teve talento de sobra, muito glamour e um timing inacreditável para o humor. A combinação dessas três coisas consagrou-a na TV dos anos 1960, quando interpretava madames hi-lá-ri-as nos famosos humorísticos da época, sempre de piteira na mão e luvas à la Rita Rayworth.


Durante mais de uma década, Carmem foi uma das Certinhas do Lalau, a lista de mulheres deslumbrantes escolhidas a dedo por Stanislaw Ponte Preta, codinome do escritor e jornalista Sérgio Porto, e publicada no jornal Última Hora. Como atriz, também fez teatro “sério”, ao lado de atores da altura de Sérgio Cardoso e Tarcísio Meira, atuando em peças de Silveira Sampaio, Mauro Rasi e Maria Adelaide Amaral. Nos últimos anos, voltou ao vídeo em telenovelas como Belíssima, de Silvio de Abreu, na qual viveu a ex-vedete Mary Montilla, personagem de enorme repercussão popular.


Neste livro-depoimento do escritor e jornalista Cláudio Fragata (também autor da biografia de Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, para esta coleção), Carmem relembra os principais momentos de sua vida e carreira sem nunca perder o alto astral. Ninguém melhor do que ela mesma para se definir: Passei por alegrias e tristezas como todo mundo, mas soube encarar tudo de cabeça erguida. Afinal, se passasse pela vida em branco, não teria o que contar agora. Sou uma pessoa pra cima, não me venha com nuvenzinha preta porque sou uma mulher de fé e de garra. Se não fosse isso, não estaria aqui contando coisas. Nem fazendo sucesso, como eu fiz, aos 72 anos, na pele da Mary Montilla. Mais um lançamento da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que tem como proposta a preservação e o resgate da memória cultural brasileira.




Leia!

o livro na íntegra

clique

Baixe!

o livro nos formatos:

PDF

txt

  • Seja o primeiro a comentar esse livro!