Antenor Pimenta

por Daniele Pimenta

Este livro faz um resgate importante: a memória de uma das mais famosas, notáveis e pouco conhecidas manifestações teatrais brasileiras: a da experiência do circo-teatro - aqueles grupos mambembes, que viajam por todo o país se exibindo em arenas e teatros improvisados, com repertório popular, interpretando textos de sua própria autoria. Esses grupos fascinaram multidões, despertaram vocações, mas raramente foram registrados por nossa história cultural.


Relembramos aqui o que é certamente o mais ilustre dos autores e intérpretes do circo-teatro, Antenor Pimenta, num texto escrito por sua sobrinha e mestre em teatro, pela Unicamp, a também atriz Daniele Pimenta. Com sensibilidade e talento, ela reconstruiu a vida e os tempos daqueles nômades que viajavam de cidade em cidade, encenando seus textos.


E para melhor apreciar o trabalho do biografado, esta edição inclui também o texto integral de sua peça mais famosa, possivelmente a mais encenada e consagrada do Brasil: E o Céu Uniu Dois Corações. Além da apresentação da professora Neyde Veneziano, especialista em Teatro Popular.


Um livro raro e original, que faz parte da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado, dentro de sua proposta de resgate da memória de nossa arte e cultura.




Leia!

o livro na íntegra

clique

Baixe!

o livro nos formatos:

PDF

txt

  • Seja o primeiro a comentar esse livro!