Os Famosos e os Duendes da Morte

por Esmir Filho e Ismael Caneppele

Esta é a estreia no longa metragem de um dos mais talentosos jovens diretores do cinema brasileiro, Esmir Filho. Formado em Cinema pela FAAP em 2004, foi premiado em Kiev e Huelva, com seu curta Ímpar, Par. O trabalho seguinte, Alguma Coisa Assim levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes e direção em Gramado.


Depois veio o fenômeno Tapa na Pantera, com Maria Alice Vergueiro (associada a Mariana Bastos e Rafael Gomes) que se tornou um sucesso imenso através da Internet, outro curta premiado, Saliva e a série de TV Tudo que é Sólido pode Derreter. Em 2010, lançou Os Famosos e os Duendes da Morte, que teve seu lançamento em Cannes.


Apresentamos aqui o roteiro dele e de Ismael Caneppele, autor do romance original e que também interpreta o papel do misterioso Julian que veio do passado e agora assombrar as pessoas de uma cidadezinha do interior (as locações foram no Rio Grande do Sul, na região de Lajeado, no vale do Taquari). O protagonista é Mr Tambourine Man (Henrique Larré), naturalmente inspirado em Bob Dylan, que é um adolescente solitário que vive com sua mãe que trabalha, tem um melhor amigo (com quem bate longos papos) e acha o lugar que mora o fim do mundo. Não vê perspectivas para sua vida o que é ainda mais evidente pelo costume das pessoas locais de sejogarem de uma ponte, sobre um rio, onde morrem afogadas. E o que filme que começa como uma comédia de costumes, sobre experiências sexuais de adolescente, se torna também um drama poético mostrando como é difícil e dolorida a vida.


Mais um lançamento da Coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo no seu trabalho de resgate e preservação da memória cultural do Brasil.




Leia!

o livro na íntegra

clique

Baixe!

o livro nos formatos:

PDF

txt

  • 06-06-13 - matheus matheus

    Maravilhoso! Valeu!

  • 23-05-13 - cleison mccoy

    Ganhei de presente, um dos melhores livros que já li =)