É Proibido Fumar

por Anna Muylaert

Foi com uma premiação consagradora no Festival de Brasília que É Proibido Fumar começou uma trajetória que o transformou no filme mais premiado da temporada 2009-2010. Incluindo o Premio Contigo, o Grande Premio do Cinema, o da Associação Paulista dos Criticos etc. Este é o primeiro longa-metragem de Anna Muylaert depois de outro êxito, Durval Discos (2002) e considerável experiência como roteirista (a serie Filhos do Carnaval, Desmundo, Castelo Rá-Tim-Bum, O Ano em que meus Pais saíram de Férias).


Agora você poderá ler o roteiro que deu origem ao sucesso. Novamente situado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, é sobre Baby (Glória Pires), uma mulher de idade indefinida que vive de dar aulas de violão num apartamento que parece ter herdado de sua mãe. Não se fala de seu passado o que seguimos no melhor estilo Polanski é o interesse que Baby tem pelo vizinho que se muda para o apartamento ao lado, Max (Paulo Miklos), que é musico de churrascaria e com quem começa um romance. Daí o ciúme, a crise e a eventual trama de mistério que se desenvolve.


Como todo bom filme é difícil de definir seu gênero. É um pouco comédia, um pouco suspense, fica perto do romance. Mas tudo serve para deixar Gloria Pires brilhar e se firmar como a grande atriz de sua geração e Anna tomar o seu lugar entre os grandes diretores de sua geração. Mais um lançamento da Coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo no seu trabalho


de resgate e preservação da memória cultural do Brasil.




Leia!

o livro na íntegra

clique

Baixe!

o livro nos formatos:

PDF

txt

  • 01-02-12 - Valdirene

    Parabéns! Precisamos de mais atitudes como esta para almenos tentar despertar o desejo de leitura das pessoas. O livro é maravilhoso!