Inácio Araújo

por Juliano Tosi

Só se vê um filme com os próprios olhos, escreveu certa vez Inácio Araújo. É a senha para o leitor entrar neste Cinema de Boca em Boca, primeira coletânea de artigos do crítico da Folha de S. Paulo, organizada por Juliano Tosi.


São mais de 280 textos compilados, mediante os quais o leitor é convidado a realizar uma viagem pessoal pelo do cinema com um guia a um só tempo inteligente e acessível, culto e agradável de ser lido. Outra virtude dos comentários de Inácio Araújo: a capacidade de síntese. A ligeireza do texto jornalístico, aqui, é sinônimo de leveza, de uma rara agilidade ao esquadrinhar um filme, ou mesmo uma obra, em poucas linhas.


Os artigos foram aqui reunidos em ordem cronológica de publicação. Mas cada leitor pode fazer seu próprio plano de viagem. Um artigo também lê-se ao léu. O roteiro pode começar por Hitchcock, passar por Antonioni, antes de chegar a Brian De Palma; aproximar os mestres Ford, Fuller e Hawks a Clint Eastwood; ir longe, à procura de Yasujiro Ozu, ou buscar seu outro próximo: Humberto Mauro e Sganzerla. O trajeto pode ser ora feérico, como um bom filme de Welles ou Demy, ora quase documento histórico, com Rossellini, ora um experimento de Godard. Pode, também, ser uma viagem no tempo: do primeiro cinema ao contemporâneo, do clássico ao moderno, de Méliès a Abbas Kiarostami, de Fritz Lang a Cronenberg.


Mais um lançamento da Coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo no seu trabalho de resgate e preservação da memória cultural do Brasil.




Leia!

o livro na íntegra

clique

Baixe!

o livro nos formatos:

PDF

txt

  • Seja o primeiro a comentar esse livro!