A Hora do Cinema Digital

por Luiz Gonzaga Assis de Luca

As tecnologias digitais vêm promovendo a substituição dos equipamentos de cinema. Embora muitos filmes já sejam gravados com câmeras digitais e existam mais de 6 mil cinemas no mundo, ocorrem sérios entraves na substituição tecnológica, a começar pelas dificuldades de obtenção dos recursos necessários para financiar a compra dos novos aparelhos.


A Hora do Cinema Digital - Democratização e Globalização do Audiovisual não é apenas uma atualização do livro anterior de Luiz Gonzaga Assis de Luca, Cinema Digital - Um Novo Cinema?. Mais do que responder às questões decorrentes da convergência digital que, ao mesmo tempo, une e separa a indústria cinematográfica. Os novos equipamentos permitem exibições de altíssima qualidade de filmes, como permitem, ainda, a exibição de conteúdos que antes não chegavam aos cinemas. Em sentido contrário, abre espaços para que produções com menores custos ou feitas regionalmente cheguem aos cinemas.


Gonzaga não se restringe às questões tecnológicas, debatendo a estrutura dos grandes estúdios norte-americanos que estão ligados a megacorporações industriais, Discute, também, as particularidades dos setores de comunicações brasileiros, a sua regulamentação, a intervenção do estado nas atividades cinematográficas, o sistema tributário vigente e como esses aspectos interferem e podem criar dificuldades às mudanças tecnológicas no cinema do Brasil.


Este livro preenche uma lacuna na literatura da área, abordando um tema atual que interessa não só aos profissionais e aos interessados em cinema, como aos que atuam nas diferentes atividades do audiovisual: distribuidores de homevideo, criadores de games e produtores de programas para diferentes meios e veículos: televisão, telefonia, eventos e internet.


Mais um lançamento da Coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado.




Leia!

o livro na íntegra

clique

Baixe!

o livro nos formatos:

PDF

txt

  • 07-03-12 - Manuela

    Boa noite, onde posso encontrar o livro: A Hora do Cinema Digital Democratização e Globalização do Audiovisual - Luiz Gonzaga Assis de Luca - 2009, para comprar?? prefiro o livro para maior aproveitamento. Agradeço.

  • 16-04-11 - Benedito Xavier Maciel

    Pode o homem conceber a eternidade de sua essência? Sim. Sua obra o eterniza, ainda que sua passagem terrena tenha sido curta. Parabéns à Imprensa ofcial por resgatar tão ricas memórias.

  • 24-02-10 - paulo silva

    vérri gudi